terça-feira, 27 de julho de 2010

A História da Obesidade




"Antes de começar a falar sobre OBESIDADE, precisamos saber e ter a consciência que ela é uma DOENÇA"






Pesquisa feita em 27/08/2010






O que é Obesidade?






Para a maioria das pessoas o termo "obesidade" significa estar muito acima do peso. Profissionais da saúde definem "acima do peso", ou sobrepeso como o excesso de peso corporal que inclui músculos, ossos, gorduras e água. Obesidade é considerada hoje uma doença crônica que provoca ou acelera o desenvolvimento de muitas doenças e que causa a morte precoce. A obesidade acomete uma grande proporção de pessoas - no Brasil 40% da população adulta tem excesso de peso.


Calcula-se que 300.00 pessoas nos Estados Unidos morrem por ano precocemente devido a obesidade e no Brasil, este número está entre 50.000 e 100.000 pessoas.


Há ainda muita desinformação a respeito da obesidade sendo que, durante muitos anos, ela era associada a falta de carater, auto-indulgência ou distúrbios psíquicos dos indivíduos por elas acometidos. Sabe-se que hoje a obesidade é muito mais do que e que decorre de uma série de fatores - genéticos, metabólico, hormonais e ambientais ainda não totalmente esclarecidos.






Prof. Dr. Alfredo Halpern


Bom, vamos ao assunto!


(Cirurgia Bariátrica)
O tratamento da obesidade é clínico baseia-se na reeducação global (nutricional, física e psicológica). Essa reeducação tríplice precisa ser mantida por toda a vida. O uso de medicamentos tem apenas valor coadjuvante pequeno e deve ser prescrito apenas por especialistas devido grande número de efeitos colaterais. Estudos estatísticos mundiais comprovam que o tratamento clínico só funciona até certo peso. Pacientes muito obesos não tem boa resposta ao tratamento clínico. Ou perdem pouco peso ou reengordam com facilidade. Demonstrou-se que até o limite de IMC=40kg/m2 o tratamento clínico é bem sucedido, mas acima desse valor o resultado é ruim. Por isso dizemos que o IMC=40 é o limite do tratamento clínico e pessoas com esse IMC ou maior são chamadas de obesos móbidos.
Os obesos mórbidos eram pessoas que não tinham tratamento e continuavam a engordar indefinidamente até falecerem em decorrência das comorbidades. Nesse panorama em 1952 nos EUA uma proposta de tratamento cirúrgico e assim nasceu uma especialidade médica denominada CIRURGIA BARIÁTRICA.